Disciplinas Auxiliares, 1º Ano - 2º Semestre


Atualizada para 2019/2020: Estas unidades curriculares não são oferecidas em exclusivo aos alunos do programa em Ciência Cognitiva e podem ter lotação limitada. Para obter informação sobre disponibilidade de turmas/horários, queira consultar as páginas web das disciplinas ou obter informação actualizada junto do departamento respectivo.


Introdução às Probabilidades e Estatística
Faculdade de Ciências

Probabilidades. Variáveis aleatórias e distribuições. Estatística Descritiva. Inferência Estatística.


Evolução
Faculdade de Ciências

A disciplina pretende fornecer aos estudantes uma perspectiva geral e integrada das teorias evolutivas e dos estudos actuais nos diversos níveis (genes, organismos, populações, espécies), com destaque para a história evolutiva (filogenia), para os mecanismos geradores de variabilidade / diversidade, e para os processos e respostas adaptativas dos organismos vivos a ambientes em contínua alteração. Sendo um curso básico, os alunos desenvolvem competências genéricas nas várias temáticas e conceitos fundamentais, os quais são demonstrados e debatidos na componente teórico-prática através de vídeos e exercícios de modelação especificamente seleccionados para o efeito.


Temas de Memória
Faculdade de Psicologia

A disciplina de Temas de Memória tem como objectivo principal fornecer uma formação complementar na área do estudo da memória. A disciplina articula-se assim com outras disciplinas da área científica da psicologia cognitiva, tendo como objectivos o aprofundamento de temas anteriormente abordados neste âmbito. Um terceiro objectivo da disciplina é o de contribuir para formação dos alunos no âmbito do desenvolvimento de competências de investigação científica.


Cognição Situada
Faculdade de Psicologia

AA Cognição Situada questiona as conceções individualistas da Cognição Social, defendendo o carácter situado da cognição e, consequentemente, da ação. Ao retomar e reformular algumas ideias passadas da Psicologia Social, a cognição situada promove a redefinição e reenquadramento da investigação e análise da cognição e da ação humana. Desta nova conceção emergem os seguintes pressupostos: 1) a cognição é funcional; 2) a cognição é permeável a diferentes situações e contextos; 3) a cognição distribui-se por objetos e pessoas; 4) a cognição baseia-se nos sistemas sensoriais e motores (embodied cognition).


Estatística Aplicada à Psicologia
Faculdade de Psicologia

Conhecer, realizar e interpretar testes estatísticos de análise de dados mais comuns em Psicologia.


Abordagens Experimentais à Linguagem Infantil
Departamento de Linguística

Adquirir conhecimentos sobre o desenvolvimento inicial da linguagem numa perspectiva prática de aplicação a casos de estudo concretos . Conhecer metodologias de investigação da linguagem infantil. Saber aplicar as diferentes metodologias a casos de estudo específicos do desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos de vida. Pretende - se que os alunos consigam montar um pequeno modelo de desenho experimental em que, face a uma pergunta particular, construam um percurso de investigação a fim de obter uma resposta a essa pergunta, definindo a metodologia experimental a utilizar e proje tando os seus resultados.


Estrutura Prosódica e Significação
Departamento de Linguística

Compreender a organização prosódica da linguagem humana, a sua importância na estruturação dos enunciados e o seu contributo para o significado; conhecer a estrutura prosódica do Português e o seu papel na fonologia da língua; identificar pistas prosódicas para a distinção entre significados; saber utilizar a prosódia como instrumento de organi zação discursiva.


Semântica
Departamento de Linguística

Esta unidade curricular constitui uma introdução ao estudo do significado nas línguas naturais, com ênf ase no português. Pretende-se que os alunos identifiquem os componentes essenciais do significado ao nível da frase e compreendam como funciona a composicionalidade, na combinação de constituintes frásicos. Alguns sistemas de significação serão analisados com maior pormenor. Procurar-se-á desenvolver a capacidade de analisar dados linguísticos, de descrever contrastes relevantes com uma metalinguagem adequada, de reconhecer anomalias de construção e de discutir hipóteses de tratamento de problemas.


Ética
Departamento de Filosofia

Os estudantes deverão ser capazes de: 1) Compreender a natureza e a estrutura da ética filosófica; 2) Compreender e avaliar as principais teorias filosóficas do valor intrínseco; 3) Compreender e avaliar as principais teorias filosóficas do dever moral; 4) Compreender os principais debates metaéticos.


Filosofia da Linguagem
Departamento de Filosofia

Os estudantes devem ser capazes de adquirir competências na área da Filosofia da Linguagem, disciplina que teve origem enquanto tal no início do século XX. Estas competências envolvem a apreensão e a aplicação competente dos conceitos centrais e das problemáticas fundamentais da disciplina.


Filosofia da Linguagem, da Lógica e da Mente II
Departamento de Filosofia

Módulo 1: Perspectivas sobre a Linguagem
1. A linguagem como representação
2. A linguagem como modo de acção
3. A linguagemcomo veículo de comunicação
Módulo 2: Futuros Contingentes
1. O fatalismo e o problema dos futuros contingentes
2. O argumento da batalha naval
3. Principais soluções propostas


Neurofarmacologia
Faculdade de Medicina

Para saber mais sobre esta unidade curricular, contactar a docente Professora Ana Sebastião, anaseb@medicina.ulisboa.pt



Neuroanatomia
Faculdade de Medicina

Para saber mais sobre esta unidade curricular, contactar o docente Professor Gonçalves Ferreira, ajgonfer@medicina.ulisboa.pt